30
Jun
10

Marketing B2B em Mídias Sociais

O poder dos Blogs e a Mídia Social no Marketing B2B

Forrester Research previu que em 2014 as empresas investirão cerca de $54 bilhões em mídias sociais.

A TopRank Marketing é um bom exemplo de empresa B2B que aproveita os blogs e mídias sociais para ações de marketing on line, fornecendo experiência de sobra para ser repassada. Sabemos que muitos profissionais de marketing B2B ainda não sabem seu lugar no mundo da mídia social, mas já atuamos nesse setor a mais de 6 anos e meio, e isso oferece as empresas que trabalhamos uma perspectiva única.

Trabalhando racionalmente com o desenvolvimento e implantação de estratégias via blog, planejamento de conteúdo, promoção, SEO (otimização de sites) e a inserção em outros canais de comunicação, como Relações Públicas e Networking, economizam tempo, recursos e potencializam resultados.

Estou baseando parte de minha estratégia de marketing B2B blogando? Sim. Esse tipo de ação em blogs é apropriada para todas as empresas que atuam em B2B? Não mesmo.

De acordo com o estudo da SEMPO, 35% das empresas B2B integram o marketing em mídias sociais com o marketing em procuras/buscadores. No estágio do SEO em que nos encontramos, essa porcentagem nos mostra grande margem de oportunidade para crescimento. Mesmo assim, em algumas das companhias que a TopRank trabalha, como a empresa Marketo, ocorreu um progresso considerável através do domínio do setor em que atuavam e experiência através do crescimento dos negócios, em parte, devido aos efeitos das ações aplicadas em blogs e SEO.

Decidir em começar um blog B2B ou adquirir um blog auditado existente é um pensamento a ser considerado. Você começará um blog porque a concorrência está o fazendo? Existem pessoas da empresa supervisionando o conteúdo e a promoção do blog? Os colaboradores de seu blog são antenados dinâmicos ou tediosos? Existe uma falta de comprometimento e comentários? Existem muitas razões para que um blog falhe, mas isso não significa que as ações em blogs não são a melhor idéia para a sua companhia. Pegue exemplos onde empresas obtiveram sucesso e compare para identificar o que você deixou de fazer ou se o seu o blog simplesmente não se encaixa a esse modelo.

Para os negócios que estão se distanciando dos blogs e mídias sociais, o Business.com Benchmark Study nos mostra números do mais popular sistema métrico de sucesso B2B em mídias sociais:

  • Tráfego na web – 68%
  • Reconhecimento da marca – 61%
  • Compromisso com prospecção – 60%
  • Compromisso com consumidores – 52%
  • Reputação da marca – 47%
  • Qualidade líder em prospecção – 40%
  • Receita – 38%
  • Qualidade líder em volume – 37%
  • Feedback de utilidade do produto – 26%

Três coisas que profissionais de Marketing B2B podem fazer para se dar bem em mídias sociais:

1 – Estabelecer um programa de escuta: monitoramento de marca é o dimensionamento mais comum para medir esforços em mídias sociais, mas estender esforços  para a Análise de Audiência e Pesquisa de Keyword Social também é uma grande ajuda para se aproximar do setor que se deseja engajar. Palavras “mais usadas – top” podem facilitar o marketing em tempo real ou o planejamento e SEO para editoriais de longo prazo.

2 – Oferecer para ganhar conteúdo: comprometimento para alinhar o conteúdo com procuras pessoais para também encontrar seus objetivos de marketing. Entendendo as necessidades do público alvo e descobrindo o conteúdo (otimizando por palavras-chave) que encontram as necessidades mas também facilitam a prospecção e oportunidades.

3 – Ferramentas para alavancar campanhas de marketing em mídias sociais: através de canais para otimizar a promoção do conteúdo social. Criando mídias múltiplas e conteúdos para uma promoção única para o mix de destinos sociais, muitas vezes consumidora e ineficiente se você deixar de usar algumas ferramentas. Exemplos de campanha de marketing em mídia social supervisionada por ferramentas que correspondem a análises: Awareness, SWIX, Sprout, Pop.to, WildFire, Objective Marketer, Spredfast e Socialtalk.

Muitos profissionais de Marketing B2B se movimentam  através da mídia social, mas eles não são tão sociáveis. Adam Singer falou recentemente sobre um mundo de diferenças entre o conteúdo produzido por direitos autorais que são bons para escritores e alguém que conhece a indústria, escrever bem e especialmente ter experiência como participante da comunidade da indústria social e blogs.

Profissionais de marketing B2B não precisam “fazer uma social”, eles precisam “ser sociáveis” e isso significa tempo e recursos para participação, análise e ação. Consumidores podem mostrar a diferença e tudo sobre a mensuração do comprometimento para gerar caminhos que também mostrarão diferenças.

Vi tudo isso >> AQUI << … li, gostei e traduzi. Espero que gostem!


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