28
Jun
10

Ikea na mídia social / Ikea on social media

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Ikea + Facebook = Case de sucesso

Ikea, gigante sueca em móveis e decoração de baixo custo, arrasou com sua campanha on line via mídia social e faturou o prêmio Titanium em Cannes Lions 2010. A agência Forsman & Bodenfors, também sueca, criou a campanha que usa o Facebook como base e desenvolveu um excelente case de como utilizar as mídias sociais para comunicação.

A proposta era divulgar o lançamento de uma nova loja da rede, alguma coisa que atingisse as pessoas de forma natural utilizando uma ferramenta já existente. Para isso, o Facebook foi escolhido e uma ferramenta bem conhecida foi essencial: “taggear” pessoas em fotos.

A ação foi simples. Foi criada uma conta normal e fizeram o upload de 12 fotos do showroom da nova loja Ikea. A proposta foi a seguinte: as primeiras pessoas a “taggear” um produto levava.

Isso gerou um booommm enorme e em poucas horas milhares de pessoas já haviam “taggeado”. O pedido por novas fotos não parou de crescer, espalhando a notícia para milhões de pessoas no Facebook através das páginas pessoais, newsfeed e links.

Com isso, em vez de receber a comunicação através de um banner ou anúncio, as pessoas se tornaram promotores pessoais da Ikea, e através da assinatura do catálogo interativo a mensagem foi passada para milhões de pessoas.

Quer case de sucesso mais bem sucedido do que esse?! A campanha supriu a idéia central da estratégia de comunicação, atingindo um público enorme com baixo custo de investimento, pois a ação se tornou viral e eficiente através de uma ferramenta gratuita.

Whata good case, isn’t it? The main idea had hit the point, spreading the message for million on a low cost, cos the idea became viral and efficient by a fee tool.

Mais uma vez as ações em mídias sociais provando que vale a pena investir nesse segmento “novo” que não para de crescer.

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Ikea + Facebook = Success

Ikea, giant Swedish low cost furniture’s company, hit the success on its on line campaign by social media and own the Titanium’s award in Cannes Lions 2010. The advertising agency Forsman & Bodenfors, also Swedish, created a campaign using Facebook as base and developed an excellent case showing how to use social media to communicate.

The proposal was promoting a new Ikea store, in a way to reach people naturally using something that already exist on market. So, for that reason they chose Facebook and the “Tag” option.

The operation was simple. An average account on Facebook was created and uploaded 12 showroom’s photo. So, those people who tag something on that pictures would get it for free.

It was like a big booommmm. In few hours thousand of people had tagged something and other thousand were asking for more pictures, spreading the news for million on Facebook by profiles’ page, newsfeed and links.

Instead just looking to a banner with some furniture, people became Ikea promoters and by subscribing the interactive catalog the message was going to more and more people spontaneously.

Once again social media is proving that worth a lot investing on this “new” way, which is growing day by day.


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