22
Jun
10

Marketing de guerrilha: sabe o que é isso?

Marketing de guerrilha

Você sabe o que é isso? Nunca ouviu falar? Mesmo que você não esteja familiarizado a esse termo, com certeza você já viu nas ruas, prédios, parques, estacionamentos, etc … ou seja, esse tipo de estratégia de marketing pode estar em qualquer lugar.

Essa técnica era utilizada normalmente por pequenas empresas, com baixo orçamento para investimentos em grandes ações de comunicação. Por ter essa característica “underground”, fugindo da linha de frente e executando ações paralelas, um buzz viral, esse tipo de estratégia ganhou o nome de “marketing de guerrilha” … por usar táticas similares a de guerrilheiros (não usam a força, mas o poder de ocultar e atacar).

Com milhões de anúncios diários em diversos segmentos, grandes empresas começaram a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing, para atingir os corações e mentes de seu público-alvo, fugir do tradicional e chamar a atenção de seus consumidores, além de trazer atitude para suas marcas.

Hoje em dia essa estratégia é muito utilizada por empresas de diversos segmentos, geralmente em “teasers” ou complemento a uma ação principal. Veja abaixo algumas ações criativas.

*************************************************************************************************************

Guerrilla Marketing

Do you know what is this? Have you hear about it? Even that you are not used to this term, for sure you’ve seem this on streets, buildings, parks, etc … on other words, this kind of strategy can be everywhere.

This kind of marketing was usually used by small companies, without money for big investment on communication. For this reason it is considered “underground”, acting as parallel action, a viral buzz, so this kind of strategy became to be called as “guerrilla marketing”  … cos it was using the same tactic as guerrilla’s group at war (they don’t use force/power, but they use the ability to hide and attack).

Million of advertisements are showing up everyday at everywhere. Because of that, big companies became a user of this option, working on their strategies, to catch the target’s attention, being out of conventional, bringing attitude for the brand.

Nowadays this strategy has been used by different companies, as a campaign teaser or just to support the main idea. Take a look bellow, there’re some creative jobs.

————————

Take one … Dentista

Fotos tiradas por “velhinhos” … demonstração de tecnologia anti-shake

Entrada de Aeroporto … Copa do Mundo

Divulgação do filme … Kill Bill

Divulgação … Nike Futebol

Ikea … demonstrando como decorar e mobiliar é fácil

Quicksilver … ações para skatistas

Divulgação … Spider Man

Esmalte p/ mulherada


2 Responses to “Marketing de guerrilha: sabe o que é isso?”


  1. 06/22/2010 at 5:02 pm

    Marcel muito interessante!Eu desconhecia que esse tipo de propaganda nomeava-se “Markting de Guerrilha”,seu artigo foi elucidativo para mim.
    Bjos


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Calendar

June 2010
M T W T F S S
« May   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Pages

Marcel’s Twitter

Vote aqui!

Flag counter

free counters
Uêba - Os Melhores Links
Link-Me
20 Minutos
LinkLog
Blogs S/A
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Colmeia: O melhor dos blogs

%d bloggers like this: