31
May
10

Aprenda a investir em Mídias Sociais

Nascido na França, Olivier Blanchard é um BrandBuilder Marketing.

O que é isso? Ele é um estrategista que ajuda empresas a descobrir, construir, integrar, organizar e medir ações em Mídias Sociais.

Tá, mas o que é mídia social? Hummm, você pode não ser familiarizado com o termo, mas com certeza é cadastrado em uma.

Mídia social nada mais é do que o famoso Orkut, Facebook, Blog, YouTube, Twitter, etc. Praticamente, todo país tem um site específico, regional, como o Orkut praticamente dominou o Brasil por muito tempo, o StudyVZ na Alemanha e muito outros.

Bom, voltando a falar sobre o Olivier, o cara é o cara. Justamente porque conseguiu entender um campo que está em constante mudança (todos estão, mas não tão rápido como acontece na internet, ainda mais em mídias sociais). Prova disso é a forma com que ele consegue explicar, de forma divertida e simples, princípios do retorno de investimento em mídias sociais, ou seja, como convencer seu chefe a investir o budget nessa área.

Fiz a tradução da apresentação abaixo, mas é bem melhor acompanhar nos slides originais. Se quiser ver na integra é so clicar >> AQUI <<!

Quer convencer seu chefe a investir nesse novo mundo? Então uma olhada ai em baixo.

—————————————————

Basics of Social Media – ROI

Slide 2 – Mídia Social não é de graça.

Slide 3 – Requer pessoas

Slide 4 – Tecnologia

Slide 5 – e Tempo

Slide 6 – … que são recursos limitados (nós temos … pedras)

Slide 7 – Esses recursos são o total do budget. Cada recurso tem um custo específico e produz um resultado específico (Head Count, e-mail marketing, advertising, public relations, etc …).

Slide 8 – Esses recursos geram 100% dos negócios. Perdendo, mesmo que 1%, da eficiência do budget investido poderia arruinar o dia seriamente.

Slide 9 – “Ok, legal, eu vou dar uma chance para esse tal negócio de mídia social. É melhor que isso faça algum sentido para os negócios. Porque eu deveria direcionar recursos para isso?”

Slide 10 – Razão 1: isso vai reduzir custos. “Talvez no serviço ao consumidor? Você falou alguma coisa sobre Pesquisa de Mercado e inteligência mercadológica?”

Slide 10 – Razão 2: vai gerar mais receita. “Eu quero mais transações, mais consumidores on line, mais fidelização do consumidor, etc …”

Slide 11 – Agora vai procurar qual programa temos que cortar para achar esse negócio de mídia social.

Slide 12 – Então qual dos baldes temos que esvaziar para encher o novo? (Entendendo que um programa de fundos para mídias sociais não aparece do nada).

Slide 13 – Diga ola para a “Justificação de Negócios” – ROI

Slide 14 – ROI = Return of Investment

Slide 17 – ROI é um sistema métrico de negócios, não um sistema métrico da mídia. O ROI é 100% do agnóstico da mídia, porque só medindo o digital ou social não vai levar a lugar nenhum.

Slide 18 – Lembrando o que o chefe falou: “Razão 1 = redução de custo e Razão 2 = geração de receita”.

Slide 19 – “Reduzi 20% do meu PR budget e mais 40% do chamado orçamento vinculado. Agora eu posso sonhar com um departamento de mídia social. Por diabos, posso realizar isso?”

Slide 19 – “Ok, fodão. Você terá seu departamento de mídia social com os melhores. Mas é bom você me mostrar resultados, se não …”

Slide 20 – “Uhuuu, eu tenho um trabalho” … Gerente de Mídia Social

Slide 21 – “Galera, estamos nisso … vamos começar a participar.”

Slide 22 – Depois de 1 mês … “Legal!”

Slide 23 – “Jeeeezuis … olha quantas visitas tivemos em nosso site. E todos esses amigos no Facebook. Caceta … temos até comentários no blog. E os tweets …”

Slide 24 – “Isso está indo bem. Nunca fiz nada tão direito.” … Gerente de Mídia Social

Slide 25 – Depois de 3 meses … “Leeeegal”.

Slide 26 – “Monitoramento para base … monitoramento para base … nosso Google Analytics está no teto … até as menções sociais estão estranhamente bem … nós estamos decolando”.

Slide 27 – “Medição da mídia realmente alegra meu mundo” … Gerente de Mídia Social

Slide 28 – Depois de 6 meses … “Alguma coisa? Não! Nada!!”

Slide 29 – “Qual o humor do chefe hoje?” … “Não muito bom. Ele não liga se temos mais visitantes on line ou quantas visualizações tivemos, a não ser que isso signifique que vendemos mais coisas.”

Slide 30 – “Mais por que chefe? Nosso website está indo muito bem e já temos mais de 3 mil seguidores no Twitter.”

Slide 30 – “ Me desculpa, mas não estamos vendo seu programa de Mídia Social gerar nenhuma receita. Temos que direcionar nossos recursos para áreas que façam dinheiro.”

Slide 31 – “Merda. Esse negócio de medição de mídia não esta funcionando. Nós temos que prender esse negócio na medição atual. Onde começar? Vamos ver isso do começo …”

Slide 32 – As coisas acontecem em seqüência = Investimento ($$$) >> Ação >> Reação >> Impacto não financeiro >> Impacto financeiro ($$$)

Slide 33 – Não impacto financeiro ainda não é o ROI.

Slide 34 – Tipos de impactos não financeiros: reclamações de consumidores, cupons distribuídos, acessos ao YouTube, comentários no blog, seguidores no Twitter, etc …

Slide 35 – Impacto não financeiro = Potencial … “O investimento retorna relacionamento” >> a ação, reação e não impacto financeiro são importantes, mas o ROI não vive lá.

Slide 36 – ROI = Potencial atualizado … a medição do ROI está no impacto financeiro.

Slide 37 – Lembrando o que o chefe falou: “Razão 1 = redução de custo e Razão 2 = geração de receita”.

Slide 38 – “Preciso provar que o que estou fazendo esta funcionando” … Comece comprovando o conceito.

Slide 39 – Primeira etapa: estabeleça uma linha de base relacionando o antes e depois das ações em Mídias Sociais e as mudanças no banco de dados.

Slide 41 – Segunda etapa: crie uma linha de tempo ativa, ilustrando as ações e mudanças decorrentes.

Slide 44 – Terceira etapa: mostre as receitas por vendas por períodos, transações e novos consumidores.

Slide 47 – Os dados de transações precisam ser específicos, portanto use o F.R.Y = Freqüência, Alcance e Rendimento.

Slide 47 – Com que freqüência os consumidores fazem transações? Quantos novos consumidores estamos conseguindo? Quanto eles gastam?

Slide 48 – “Os últimos números indicam que nossas vendas cresceram mais de 60% e transações individuais dobraram. Alguma coisa está funcionando.”

Slide 49 – Quarta etapa: Medição de precursores transacionais (menção negativa/menção positiva, tráfego na loja e origem de visitas).

Slide 52 – “Nós alcançamos todas as metas estipuladas desde que nossas ações em Mídias Sociais começaram. Nossas visitas estão altas, menções também. Parece que todos nos amam.” … “Isso tem algum sentido?”

Slide 53 – Quinta etapa: Sobreponha todos os dados.

Slide 54 – Sexta etapa: Olhe e estude todos os padrões.

Slide 56 – “Quanto tempo essa analise vai demorar?”

Slide 56 – “Isso é um processo de eliminação. Vão isolar as informações padrões, qualificá-los, provar ad-hocs … e então, descobrir quais foram os custos da economia, receita dos ganhos e colocar tudo em uma equação.

Slide 60 – Primeiro de tudo: prove que ações em Mídias Sociais funcionam.

Slide 61 – Use o que você sabe para fazer funcionar melhor. “Então isso mostra que nosso programa de Mídia Social impacta em todos os aspectos do negócio, exceto no tráfego das nossas lojas de construção. Você consegue descobrir isso? Temos que descobrir porque ainda não afetamos essa área.”

Slide 63 – “Finalmente, alguém com dados reais para que eu possa analisar. Bom trabalho!”

Slide 64 – “Então parece que nosso programa de Mídia Social vai durar por mais algum tempo, não?” … “Sim senhora. Parece que nosso budget está salvo por enquanto”.

Slide 65 – “Bebidas para todos” … Gerente de Mídia Social


0 Responses to “Aprenda a investir em Mídias Sociais”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Calendar

May 2010
M T W T F S S
    Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Pages

Marcel’s Twitter

Vote aqui!

Flag counter

free counters
Uêba - Os Melhores Links
Link-Me
20 Minutos
LinkLog
Blogs S/A
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Colmeia: O melhor dos blogs

%d bloggers like this: