27
May
10

O que a mídia divulga? / Open news?

Até hoje aquela plataforma que afundou perto dos EUA (mas controlada por uma empresa Inglesa) solta litros e mais litros de óleo no mar, matando todo o ecossistema ao redor, chegando até as praias da costa americana.

Disso todo mundo sabe, mas alguém já viu alguma foto do impacto? Informações sobre o que foi destruído? Animais prejudicados? Praias intoxicadas? Não, ninguém viu e nenhum meio de comunicação divulgou (em grande escala) para o mundo, apenas informações superficiais. Será que isso se deve a falta de interesse?

Por ser algo distante e não interferir diretamente em nossa rotina? Ou o governo americano controla todas as informações e notícias que saem do país para o mundo?

Bom, misteriosamente as praias do sul do Brasil amanheceram cheias de óleo. Pesquisadores suspeitam de navios petroleiros da região e o IBAMA investiga a situação.

Todos no Brasil tem acesso a essa informação através de sites, TV e rádio, mas novamente é uma situação local, que afetará poucos moradores e não mudará, diretamente, nosso dia a dia. Isso significa que amanhã ninguém mais vai lembrar disso, e se o IBAMA está investigando ou não, poucos realmente se importam. Será que essas informações também chegam em outros países?

Isso significa que a mídia, que deve ser imparcial e informativa, escolhe o que divulgar, de acordo com o que chama mais atenção e traz audiência. E a população, procura apenas fofocas e futilidades, preferem ver na TV o que acontece com os casais de Hollywood, ou na novela das 8.

Perfeito, temos uma combinação de interesse pelo fútil com o capitalismo desenfreado (não sou contra o capitalismo, mas sim ao exagero).

Por lei, todos os canais de TV (de sinal aberto) devem transmitir conteúdo educativo, informativo e entretenimento. Mas essa divisão idiota é feita onde coisas interessantes passam as 5 da manha e todo o tipo de idiotice no resto do dia (sofre quem fica em casa no período da tarde).

Por isso prefiro a internet, onde você faz sua programação. E abomino novelas de todos os tipos, BBB’s, programas de fofocas e etc.

************************************************************************************************************

Everyone knows the oil in American coast is still leaking from deep water, contaminating everything around, killing the ecosystem from open sea till the beaches.

Have you ever seem any pic about it? Details about damages? Dead animals? Beaches fucked? No, nobody saw anything about it coz the media didn’t talk that much, just some information (I mean out of America, I dunno how they’re dealing with this problem).

Maybe it happens coz nobody wanna know about nature. Coz it’s happening far away and will not change our routine. Or the American government is controlling all information.

Well, this morning the Brazilian south beaches were covered with black oil. A Brazilian’s local organization, responsibility for nature protection, is investigating this situation, but there’s no explanation yet.

All Brazilians can get this information by TV, radio, internet, but again it’s a local problem that will not affect our day. It means tomorrow nobody will remember that. If IBAMA will investigate or not, just some people really care. This kind of information goes oversea?

The media, which should be impartial and informative, choose what to say by audience, doesn’t matter the subject. And the population is just looking for news about soap-operas and Hollywood gossips.

Perfect, they are matching a poor interesting with higher capitalism (I’m not against capitalism, I just don’t agree when it’s too much).

By law, all open channels (Brazil) have to transmit education, informative and entertainment content. But this division is a bullshit, where good stuff are on air at 5am and the rest is a crap.

That’s why I prefer internet, where you can decide what to see. And I really hate soap-operas, gossips and some reality shows.


2 Responses to “O que a mídia divulga? / Open news?”


  1. 1 Patê
    05/28/2010 at 9:45 am

    “A livre expressão é o que constrói uma nação independentemente da moeda e sua cotação. Deixa eu falar filha da p… Expressão![…] A mensagem vem das ruas, não dá pra esconder. Eu tenho um segredo e já não tenho medo, viver não vale nada se eu não me expressar…”
    Raimundos

    Liberdade de expressão é consequência de democracia e cidadania. Lindo falar isso, se não estivesse me referindo a uma nação tão hipócrita e sem vergonha que já foi uma jóia européia e uma vitrine para estrangeiros de riquezas e potencial. Engraçado, só a gente não vê isso e quem vê fica quieto. Acredito que os omissos têm mais culpa que a corja do Plenário.
    Também não precisa ler Kant ou Weber para concluir que o ser humano é interesseiro por natureza. Sua maior prioridade na vida e na pirâmide Mazlo é sobreviver. Por isso que se omite, sonega, mente, manipula, faz escolhas e até mata. Daí entra a questão filosófica e religiosa da intenção e da moral que não cabe no momento.
    Enfim, a informação traz o poder, o poder manipula e a subordinação obedece. Essa é a ordem.

    Por exemplo, vc sabe de alguém que tem uma receita mágica de um bolo, dai alguém muito próximo a ela (pra não dizer o filho mais velho) se omite a te passar a receita pq não lhe convem, já que não gosta do bolo e se gostasse não iria comer pq é logisticamente inviável. Outra coisa é vc ligar pro seu primo que faz aniversário pra dar parabéns pq sabe que ele vai te convidar pra comer um pedaço de bolo de chocolate da madrinha que desde criança adoraaammm. Ou seja, o interesse é o pai da motivação. E quem se importa com o derramento de óleo se nem o próprio quintal limpa pra evitar a proliferação da dengue, mesmo sabendo que mata???
    Bom, hj é só pq já foi demais! rs rs


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Calendar

May 2010
M T W T F S S
    Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Pages

Marcel’s Twitter

Vote aqui!

Flag counter

free counters
Uêba - Os Melhores Links
Link-Me
20 Minutos
LinkLog
Blogs S/A
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Colmeia: O melhor dos blogs

%d bloggers like this: