21
May
10

Saúde (ou falta dela) no Brasil

Nosso presidente Lula foi até Tatuí fazer a entrega simbólica de 650 ambulâncias para 572 municípios brasileiros. A cerimônia política foi armada para a ampliação do projeto SAMU (serviços de atendimento medico de urgência).

O problema é que a maioria dos municípios não possuem o serviço SAMU implantado, nem tem verba prevista (custa caro montar a estrutura). Não adianta entregar ambulâncias e não aparelhá-las com equipamentos de UTI, pessoal de apoio treinado, médicos especializados, etc. Mas é fácil fazer evento com a parte visível do negócio.

Ou seja, ou a maioria das ambulâncias vão ter outro destino, ou vão virar sucata logo.

Para completar, o Lula ainda completa o evento com seus famosos discursos para a massa (sem massa, encefálica), citando alguma colocações infelizes, tais como:

Lula culpou a classe medica por alguns problemas na saúde, acusando de que todos preferem montar um escritório na Av. Paulista, mas ninguém quer atender o interior.

Depois foi contra a validação automática do diploma de médicos formados em Cuba. E também criticou aqueles que são contra a volta do imposto para melhorar a saúde.

E ainda criticou o médico que cuidou dele no passado, após o acidente de “trabalho” que lhe custou um dedo. Ou seja, Lula saiu atirando para todos os lados.

Bom, nós já somos acostumados com as mudanças de opiniões do nosso presidente, onde uma hora pensa uma coisa e muda de idéia após alguns meses. Mas ele realmente deve achar que nós somos burros, por escutar ladainhas e ver através de pesquisas que sua popularidade aumenta cada vez mais.

Primeiramente é quase impossível à imensa maioria dos médicos montar um consultório na Av. Paulista, um dos locais mais caros do país, principalmente se trabalhar no serviço público, onde recebe um salário de fome, não tem um plano de carreira decente e não encontra condições dignas de trabalho. Aparelhos defasados, funcionários insuficientes para o apoio, filas para marcação de exames, falhas em tratamento de doenças básicas. Se em São Paulo , que é a locomotiva da nação, é assim, o que dizer do restante do país? Há dezenas de crianças morrendo em pseudo UTI’s em hospitais públicos por aí.

Não disse o presidente (ou não sabe) que médico nenhum consegue trabalhar no interior sozinho. A não ser que seja para distribuir “vale-saúde”, a exemplo dos inúmeros outros que ele criou. Pois tratar e cuidar de alguém sem apoio, sem retaguarda e sem condições, só na cabeça dele.

Quanto aos médicos de Cuba, formados em uma realidade totalmente diferente da nossa, eles podem sim trabalhar no Brasil. Como qualquer outro, formado em qualquer lugar do mundo, que se submeta às avaliações necessárias e sejam aprovados pelo conselho de medicina.

Faltou falar sobre o assunto referente ao médico que o atendeu quando sofreu seu acidente de “trabalho”. Talvez seu dedo pudesse ser salvo se existisse um atendimento decente em postos de saúde, unidades de emergência, profissionais médicos preparados, com boa formação.

Pois a CPMF, que geraria verba destinada ao “SUS” do seu governo, virou dinheiro nas meias, cuecas e malas pretas na sua gestão. E até hoje o “SUS” não funciona de forma decente!


Esse é um “resumo” do texto escrito por Luiz Ricardo Menezes Bastos, médico,
presidente da Associação Paulista de Medicina, Regional de Limeira.


Sou cidadão e prova do sistema falho que se desenrola por anos, já que passei 7 horas para ser mau atendido pelo sistema de saúde publico.


0 Responses to “Saúde (ou falta dela) no Brasil”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Calendar

May 2010
M T W T F S S
    Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Pages

Marcel’s Twitter

Vote aqui!

Flag counter

free counters
Uêba - Os Melhores Links
Link-Me
20 Minutos
LinkLog
Blogs S/A
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Colmeia: O melhor dos blogs

%d bloggers like this: