18
May
10

Porque é tão difícil doar nosso sangue? / Blood donation

Todos os anos vemos algumas campanhas do governo, ou hospitais particulares, em cartazes, rádio e TV (principalmente), incentivando a população para doar nosso rico e precioso sangue.

Eles enumeram diversas vantagens, opções, benefícios e etc para a doação, e enfatizam que no inverno os bancos de sangue ficam vazios e necessitam da colaboração de todos.

No passado já doei para um hospital especifico (particular) porque o sangue era para o pai de um amigo, mesmo sendo influenciado pela propaganda negativa do #KacetedeAgulha, não doeu nada e após a doação fui embora feliz e contente com um lanchinho.

Hoje, após ver algumas campanhas para doação, resolvi tirar o bumbum da cadeira e fui doar um pouco do liquido vermelho que muitos precisam.

Quer dizer. Fui tentar doar, porque no final não foi possível. Sabe porque? Os hospitais não estão preparados para receber o material.

Estou falando dos hospitais públicos. Escolhi doar para o setor público porque imagino que sejam mais carentes de recursos, já que nosso governo não providencia nada.

Impressionante, mas fui até o Hospital Grajaú (uns 3km de distância da minha casa) e a recepcionista disse que a coleta é feita apenas por alguns centros (poucos e afastados). Não desisti. Peguei o endereço do hospital coletor mais próximo de minha casa e fui até o local (deixo claro que é contra mão de onde eu estava, uns 9km de distância), masssssssss a simpática tiazinha da porta disse que “nóis num coleta sangue aqui mais não, so no hemocentro do Hospital das Clinicas”.

Caraaaaacas, Hospital das Clínicas fica longe pra caramba da minha casa, uns 25km. Então você vai dizer “pô Marcel, mas também você mora longe pra burro heim”. Concordo e discordo. Bom, moro longe do centro mas do lado do autódromo de Interlagos, e já que todo mundo precisa de sangue e sempre fazem campanhas, TODOS os hospitais e postos de saúde deveriam estar preparados para receber e estocar sangue.

Se esse tipo de serviço fosse providenciado em diversos locais, ou até mesmo postos itinerantes, a falta de sangue seria um problema a menos e todos poderiam doar sem enfrentar uma odisséia urbana.

*********************************************************************************************************

It’s normal to see campaigns asking about donate our blood, even more on the mass media.

They show us the advantages to donate our blood and always say that the bank is empty and they need every single drop.

I’d donated for a private hospital, coz my friend’s dad was there, and it doesn’t hurt at all, like just a little nip.

Today, I decided to donate it. Well, I meant to do it, but I couldn’t. And it just happened coz I went to 2 different places and both of them were closed for this kind of thing, and I should go to a place pretty far from where I was.

That’s a fucking bullshit. I’m trying to give something that they need, and they’re asking for, but I couldn’t coz they were not prepared to receive it?

I just wasted my time and energy. It’s a kind of thing that should be found everywhere, even though they put a mobile post on the streets, coz everybody could donate in a easy way.


1 Response to “Porque é tão difícil doar nosso sangue? / Blood donation”


  1. 05/18/2010 at 9:53 pm

    acho que o maior medo de todos deveser ao ato da coleta, por mais que saibamos que é importante doar e que pode salvar vidas ficamos com medo de sermos picados e retirado sangue de nos.
    isso na minha opinião é bobeira pq o mais importante é doar e ajudar pq talvez um dia possamos presisar dessa ajuda

    xaui


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Calendar

May 2010
M T W T F S S
    Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Pages

Marcel’s Twitter

Vote aqui!

Flag counter

free counters
Uêba - Os Melhores Links
Link-Me
20 Minutos
LinkLog
Blogs S/A
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Colmeia: O melhor dos blogs

%d bloggers like this: